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A escolha natural: Embalagens sustentáveis.
As embalagens estão presentes em grande parte dos produtos no cotidiano das pessoas, sendo muitas vezes o primeiro contato de empresas com clientes.
Em um mundo globalizado onde a informação é rapidamente disseminada, cada vez mais pessoas tem se conscientizado sobre comportamentos de consumo, mudado suas percepções sobre embalagens.
Uma pesquisa do Triviun Packcaging & Boston Consulting (2020) mostra que 67% dos consumidores agora se identificam como ambientalmente conscientes. Na Europa, 74% dos consumidores consideram as embalagens ecológicas importantes.
É perceptível o aumento do compromisso de governos, empresas, instituições não governamentais e população em relação a sustentabilidade.
Com todo esse movimento, alguns assuntos são debatidos, estudos elaborados e pesquisas encomendadas para nortear o caminho a ser seguido pela sociedade como um todo na busca por novas tecnologias tanto na escolha de insumos, produção quanto na destinação pós consumo.
O objetivo por meios sustentáveis de produção e consumo incentiva organizações estudarem tecnologias para mitigar o impacto ambiental, substituindo o plástico de uso único, isopor, etc, pelo papel por serem altamente recicláveis e terem sua principal matéria prima proveniente de fontes renováveis.
Poluição plástica em números globais:
500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas são usadas a cada ano;
1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto;
50% dos plásticos consumidos são usados uma única vez;
13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos a cada ano.
Fonte: PNUMA
Itens que gostariam que fossem substituídos por material sustentável e alternativo ao plástico:
59% - Sacola plástica
54% - Canudos e mexedores de bebidas feitos de plástico
52% - Recipiente de isopor
50% - Recipiente de plástico
49% - Copos de plástico
57% - Talheres (faca, garfo, colher de plástico)
46% - Saco plástico que envolve/protege o guardanapo de papel
40% - Plástico-filme que envolve/protege produtos ou alimentos
38% - Sachês com ketchup, shoyu, molho para salada, etc.
6% - Não gostaria que fossem substituídos por material mais sustentável e alternativo ao plástico
Fonte: Pesquisa “Percepções sobre o plástico entre usuários de aplicativos de delivery” (realizada pelo IPEC Inteligência em Pesquisa e Consultoria, ex IBOPE, encomendada pelo PNUMA).
No mesmo contexto é importante se atentar a prática de “Greenwashing”. Termo definido como “desinformação disseminada por uma organização de modo a apresentar uma imagem pública ambientalmente responsável” (Wikipédia).
Algumas empresas vendem um determinado produto alegando práticas sustentáveis de produção, porém geralmente estão focadas na economia sem considerar toda a cadeia produtiva. Por isso é importante dar preferência para adquirir produtos de empresas com fornecedores certificados, que possuam selos respeitados e tenham compromisso socioambiental.
A escolha por embalagens sustentáveis é natural quando se observa o cenário atual de economia circular da indústria de papel, por exemplo, onde todo processo é pensado para que no fim do ciclo, o produto que é levado para o mercado volte para a cadeia produtiva e o impacto relacionado a produção em si é minimizado ou compensado com sequestro de CO2 pelas árvores plantadas.
Algumas características se destacam neste processo:
Todos os dias no Brasil são cultivados em média o equivalente a 500 campos de futebol em árvores para a produção de papel.
O Brasil tem 7,8 milhões de hectares de florestas cultivadas. As indústrias que usam essas árvores conservam outros 5,6 milhões de hectares de matas nativas.
Os maiores fabricantes brasileiros já são “carbono negativo”, ou seja, retiram mais carbono da atmosfera do que emitem. Fonte: Two Sides Brasil
No Brasil, a matriz energética das indústrias de base florestal, que inclui o segmento de celulose e papel, tem 89% de energia renovável.
Fonte: Ibá - Relatório anual 2021.
Em 2020. A taxa brasileira de reciclagem de embalagens de papel, cartão e papelão foi de 80%, perdendo apenas para as latas de alumínio e superando plásticos, latas de aço e vidro.
Fonte: ANAP - Relatório anual 2019-2020.
As florestas fornecem mais de 86 milhões de empregos globalmente e apoiam os meios de subsistência de muito mais pessoas. São vitais para a conservação da biodiversidade, do fornecimento de energia e da proteção do solo e da água.
Fonte: FAO e UNEP. The state of the world’s forests – 2020.
O papel é um produto altamente reciclável e mesmo não sendo descartado de forma correta, leva de 3 a 6 meses para se decompor no meio ambiente.
A embalagem de papel é preferida pelos consumidores por muitos atributos ambientais e práticos, incluindo:
Compostável: 68%
Melhor para o meio ambiente: 54%
Mais fácil de reciclar: 57%
Mais leve: 59%
Fonte: Two Sides Brasil & Toluna – 2020
Na fase de fabricação muita água é de fato utilizada, seja na extração da celulose seja na fabricação do papel. No entanto, 82% dessa água retorna às fontes de onde foi captada após o tratamento adequado dos efluentes gerados. Os padrões de qualidade da água devolvida são rigorosamente controlados e obedecem às normas legais. Outra parte retorna ao meio ambiente na forma de vapor.
Em geral, mais de 90% da água utilizada na fabricação de celulose e papel é devolvida ao meio ambiente vizinho às fábricas.
A água circula dentro das fábricas de papel e celulose várias vezes antes de ser devolvida ao meio ambiente. Antes disso, ela precisa ser tratada porque contém nutrientes e matéria orgânica. São utilizadas diversas técnicas, como filtração, sedimentação, flotação e tratamento biológico.
Relatório Anual Ibá, FGV 2021
Um exemplo prático da redução do impacto ambiental está na utilização de embalagens de papel na distribuição de quentinhas em projetos sociais nas ruas das cidades.
Muitas vezes o destino das embalagens é o lixo comum ou até mesmo as ruas. Nesses casos o uso da embalagem de papel é mais interessante pois o material se decompõe com mais rapidez comparados ao plástico, isopor e papel alumínio.
A diferença também é notável no delivery onde um aplicativo conhecido incentiva que os clientes façam pedidos em restaurantes com embalagens sustentáveis, veiculando anúncios para conscientizar os usuários quanto a importância da escolha de embalagens e acessórios que ajudem a reduzir o impacto ambiental.
As embalagens de papel e afins ainda são proporcionalmente mais caras do que as de plástico, isopor e papel alumínio, porém essa diferença tem diminuído por conta do aumento da procura, que aquece o mercado consequentemente fazendo empresas investirem e governos subsidiarem o setor. A questão ambiental também precisa ser levada em consideração no momento da escolha.
As marcas que escolhem seguir por este caminho saem na vanguarda de um movimento que está se consolidando a cada dia.
Em breve será um requisito básico para empresas que desejam se firmar como líderes de mercado em suas áreas.